segunda-feira, julho 18

Em tom de respostas.

Busco, em tom de respostas, em livros e revistas, um ideograma para ideologia. Quero tatuar em minha pele, meu peito, a bandeira que carrego nas costas, que envolve-me e aquece-me. Preciso identificar meus ideais e minhas ideias. Mostrar que minha identidade não é somente mais um papel com foto, com indicação à qualquer prêmio e promoção. Quero marcar de maneira diferente. Marcar-me. Escrevendo com tinta preta, manchada, tudo aquilo que quero dizer sem que precise ser exilado, como muitos de meus heróis foram. Aqueles que viveram e vivenciaram a indiguinação de seu povo, com sua marcha, com cores estas que carrego em uma bandeira nas costas.
Os inimigos assombram os pobres e ingênuos espíritos mortais. Mostram a face do Diabo que mora dentro da casa do nosso Senhor. O mal agora é recriminar a religião do outro, a opção sexual do outro, a cor de nossa pele. Se Barbosa defendesse aquela bola, seu prêmio não seria nada mais do que o esquecimento. O índio morreu, queimado. O povo, omisso, sem voz, calado. Parado esperando o dia do juizo, sem saber que as trombetas prometidas pelos céus são anunciadas pelos mesmo farsantes que engordam suas contas bancárias com dízimos.
Não entendem que a passeata cuja bandeira de arco-íris que envolve e aquece tantas pessoas não passa de uma manifestação à favor da igualdade. Passeata colorida com verde, com seda, com sabedoria. O que todos querem é direito de expandir mais suas mentes, conhecer e compartilhar novas histórias. Mas as serpentes estão à solta, esperando para dar o bote.
Liberdade em troca de dinheiro. Sempre foi assim. O mais rico manda no país e qualquer "galo" na mão do policial nos tira da blitz. Cobras sedentas por presas fáceis. Houve ainda quem disse que o grande problema do ser humano é não crer no Todo Poderoso. Eu vejo, entretanto. Posso ver o Todo Poderoso dos muçulmanos, dos budistas, dos hinduístas. Cada qual com sua forma, com sua reza. Todos faces de um denominador comum.
"C" de covardia, "A" de amargura, "P" de prisão, "I" de ignorância, "T" de tortura, "A" de atraso, "L" de luxúria, "I" de inconveniência, "S" de suborno, "M" de mentiras, "O" de overdose. Overdose de poder, mentiras em fartura. Seguindo o caminho inverso, encontramos mais "P" de podridão e "C" de criminalidade. Mais um alfabeto inteiro de uma única palavra que cega todos os seres humanos fracos em demasia para entender que não importa qual é a cor da pele do rapaz ao lado, ele não é um criminoso.
Por isso que eu quero tatuar. Quero um ideograma para minha ideologia. Uma ideologia de ser humano católico, mestiço, brasileiro, trabalhador, heterossexual, sem vícios, mas que compartilha com todos os alternativos deste mundo um único anseio. O de liberdade.
Minha mochila está nas costas. Não estou fugindo. Quero conhecer mais.




Pense o que você quiser.

4 comentários:

Brunna Maimone disse...

"Como é difícil acordar calado
Se na calada da noite eu me dano
Quero lançar um grito desumano
Que é uma maneira de ser escutado..."

"Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome..."

E não tem cura, continuo na Luta!

Wall ? disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Wall ? disse...

É, Dongo... infelizmente a maioria das pessoas não tenta transceder, expandir a mente e se libertar desses conceitos ilusórios... continuam sendo enganadas por pessoas que sabem ver e explorar as fraquezas e dúvidas alheias. Por pessoas que verdadeiramente não entendem, muito menos sentem a verdadeira essência da Divindade, pois se entendessem e sentissem, não usariam o nome de Deus pra seus próprios fins. Liberdade... taí uma bandeira linda, que se faz muito necessária sempre. Liberdade de ser, de estar, amar, pensar, expressar. Liberdade e respeito andam de mãos dadas. Eu lamento por ainda ver os rótulos e os estereótipos valendo mais que a essência das pessoas. Mas ainda me restam esperanças de que um dia isso vai mudar. :)

Ideologia é uma questão de atitude, man.

Estamos juntos nessa luta, meu amigo :)

Anninha disse...

É amigo, para nós, seres de alma livre, a liberdade é tudo e só o que importa, infelizmente a maioria das pessoas não tem esse dom com o qual nós já nascemos, o de sempre lutar para sermos livres, acima de tudo, de qq coisa, de qq preconceito e de qq um.


Blogger Layouts by Isnaini Dot Com. Powered by Blogger and Supported by ArchiThings.Com - House for sale